quarta-feira, 20 de março de 2013

Filho de Gepeto e da Jeropiga

Pouca gente sabe isto, mas o Pinóquio não é filho/obra único/a (o espanto e a estupefacção invadem a mente do leitor). Não é, de resto, incomum que determinada pessoa ou determinado boneco de pau fique conhecido por aquilo que fez de bem, ficando os insucessos e os falhanços escondidos na sombra que um grande sucesso inevitavelmente deixa. É o caso de Woodkid. Viveu parte considerável da sua vida na sombra de Pinóquio até que, farto de ser ninguém, se fez à vida e abraçou uma carreira artística que começa também agora a deixar a sua sombra.

Woodkid é o irmão falhado do Pinóquio. "Falhado" não porque tenha esbarrado no insucesso em alguma empreitada a que se tenha dedicado (a sua mais recente empreitada aparenta até estar destinada ao sucesso) mas porque, muito simplesmente, é um produto falhado do seu criador, o famosíssimo Gepeto. É falhado de condição e não de defeito. O próprio nome de Woodkid - "Rapaz" de nome próprio, "De Madeira" de sobrenome - já indiciava algum desinteresse do criador na altura do baptismo.

Gepeto, é do conhecimento público, sempre foi dado à pinga. Fazia por se achar um "apreciador" de jeropiga e sempre que ia ao café e lhe serviam o copo até ao cimo mandava-o logo para trás. "A jeropiga bebe-se civilizadamente", reclamava, sempre que se via obrigado a mandar um copo para trás. Assim queo copo  regressava servido da maneira correta levava-o à boca sem mexer o tronco ou o pescoço um milímetro que fosse e, enquanto o fazia, dizia sempre: "só os bêbedos é que têm de levar a boca ao copo e não o copo à boca". Um homem de convicções, o Gepeto.

Naquele dia, em que a concepção do Rapaz se desenrolava, Gepeto contava já com uns quantos meios copos de jeropiga na "conta". A jeropiga aquecia-lhe o estômago e, acreditava ele, apurava-lhe o dom de criar rapazinhos a partir de bocados de madeira. Ficou, por isso, incréulo quando pôs os óculos para verificar que a última martelada que tinha dado tinha resvalado de forma desastrosa e - pior! - incorrigível do nariz do Rapaz para a zona onde o seu olho esquerdo, supostamente, viria a aparecer depois. Um momento de desatenção e o Rapaz ficou zarolho para toda a vida, condenado a uma vida de reclusão ao contrário do seu bem sucedido e mentiroso irmão de pau.

O velho ficou pior que estragado (mais meio copo goela abaixo) e só acabou o serviço porque não gosta de deixar nada a meio (muito menos uma garrafa de jeropiga). Terminada a criação (e a garrafa), Gepeto pôs as mãos por baixo dos sovacos do Rapaz, levantou-o da bancada esticando os braços ao alto e disse, com aquela dicção que só 18 meios copos de jeropiga conseguem dar: "Ésfeiocomóscornos!!"

E assim nasceu (e quase morreu) o Rapaz de Madeira:

3 comentários:

Xadão disse...

Insinuas que Gepeto gostava de serrar rapazinhos?

O som é louco, mas too melancolic.

Morales disse...

Gepeto fez da sua vida serrar rapazinhos. Os tempos é que eram outros...

Tendo a gostar mais dos sons melancolic. Gosto de pensar que é por ser muito feliz e precisar de equilíbrio emocional.

Morales disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vSkb0kDacjs

Esta é mais conhecida, igualmente boa e menos melancólica.