terça-feira, 17 de julho de 2012

Estudo em Ordem

Em noite de estudos, quando a vontade não vem, é difícil esquecer que não a temos. Tudo se torna razão para me levantar da mesa. Vou à casa de banho, vou buscar água, vou só fechar a porta, o afia, mais papel, o telemóvel que ficou ao lado do frigorífico quando fui buscar a água, etc. E uma vez levantado, passo pela televisão e não posso deixar de ouvir o que a mesma está a dar. Sento-me. Primeiro nem penso no tempo que vou ficar ali, sei que estou a meio do estudo por isso não vou ver televisão. Faço um zapping automático, quase mecânico. Não estou verdadeiramente interessado em ver televisão, o que não consigo é resistir à tentação de não estudar. Cedo à tentação. Mas só por um bocado. Encosto-me e penso em ficar apenas cinco, dez minutos, vá. Já que faltam dezassete para a hora certa, talvez fique os dezassete e, já agora, começo a estudar a uma hora certa. Faz sentido, estudar a uma hora certa. Entretanto começa um documentário sobre formigas. Não vou perder isto. O documentário só demora uma hora. Posso bem estudar daqui a bocado e fico a estudar até mais tarde à noite. Acaba o documentário e tenho fome. Necessidade básica do homem e sem ela nem consigo estudar. Vou lanchar. Aí sinto legitimidade no tempo que gasto. Estico esse tempo, obviamente, afinal o mesmo é legítimo. Sento-me finalmente a estudar um bocado. Combino comigo mesmo ficar pelo menos uma hora ininterrupta. Nunca chega a essa hora. É sempre menos. No dia do exame penso porque não estudei e digo, invariavelmente, para mim mesmo: "Que estúpido, precisava de mais um dia só e tinha tempo para estudar tudo como queria. Para a próxima começo a estudar mais cedo.". Esta foi a próxima.

5 comentários:

urburner disse...

brother, finalmente alguem me compreende, graças a deus que isso so te deu agora para este ultimo, ha quem tenha sentido o mesmo lá para o 10 ano...

Xadão disse...

Pelo contrario meu caro amigo thisismycity (?), "Esta foi a próxima". O que significa que sempre fiz isto. E na próxima, mais do mesmo.

Morales disse...

"Esta foi a próxima" lololol A próxima é sempre igual à última.

Xadão disse...

Invariavelmente.

Bart disse...

granda xadão este blog estava a fazer falta nas minhas digressões cibernauticas!